O layering (ou sobreposição de camadas) é um ritual japonês que consiste a aplicar vários cosméticos naturais por uma ordem específica. Pois, para beneficiar de todos os ativos que os produtos naturais nos possam oferecer, é preciso saber aplica-los!
Existe o layering para o rosto mas também para o cabelo. Vou primeiro falar do layering de rosto mas como tem bastante informação, prefiro fazer vários artigos sobre o assunto para não te "massacrar"...
O layering é um ritual que se faz de manhã e a noite com produtos naturais adaptados ao nosso tipo de pele...
Consiste em 7 etapas:
1- A desmaquilhagem com óleo vegetal
2- A limpeza
3- A loção
4- O sérum
5- O contorno dos olhos
6- O creme de dia ou de noite
7- O bálsamo para os lábios
Não te assustes, parece muita coisa mas faz-se num instante!
Hoje, vamos falar da 1ª etapa, da sua importância, e dos produtos para cada tipo de pele que se podem usar.
A etapa 1 do layering é a desmaquilhagem e esta parte, só se faz a noite...
Todos os dias, a nossa pele é confrontada com fatores diversos como o clíma (frio, vento, calor, mudanças repentinas de temperaturas...), os raios UVA e UVB do sol, o fumo dos cigarros, os gazes dos canos de escape, o ozono...Todos esses factores chamados "stress oxidativo" provocam degradação na nossa epiderme no dia a dia (se es boa aluna, já leste os meus artigos anteriores e já sabes o que é a epiderme...:P) e favorecem o envelhecimento cutanêo, a flacidez da pele, o aparecimento das rugas, a desidratação da pele...
Por essas razões, a desmaquilhagem , mesmo que não estejas maquilhada,, torna-se indispensável no dia a dia... Aliàs poderás aperceber-te desta poluição toda quando passares o algodão a noite no rosto e esse ficar preto de "sujidade" quando nem sequer fizeste nada de especial para ficar sujo...
Hoje em dia, as grandes marcas propõem todo o tipo de desmaquilhantes : géis, aguas micelares ou outros produtos cuja eficacidade nem sempre é real...
O melhor de todos os produtos desmaquilhantes (e o mais utilizado pelas japonesas) é o óleo vegetal.
Óleo vegetal? - pensas tu... - vou ficar toda gordurosa...que nojo!
Nada disso!Sabias que a única coisa capaz de desmaquilhar em profundidade é um corpo gorduroso?!! Ah pois! É sempre a matéria prima dos desmaquilhantes! E o que há de mais gorduroso do que um óleo vegetal biológico?!
Como eu dizia, o óleo é a única coisa que consegue retirar a maquilhagem (até a waterproof), as gorduras, os poluentes, que são tão facilmente acumulados na nossa pele e nos poros...
Saiba desde já que existem muitos óleos vegetais diferentes, cada um com as suas qualidades específicas e suas virtudes, o que permite adapta-los a qualquer tipo de pele! (já vamos ver quais...)
Como fazer para desmaquilhar-te com óleo vegetal
Antes de tudo, lava as tuas mãos com água e sabão e seca-as.Coloca um bocado de óleo na palma da mão e aplica-o sobre a pele seca do rosto.
Com a polpa dos dedos, vai esfregando suavemente o rosto todo reproduzindo os movimentos abaixo ilustrados:
Imagem tirada do livro "layering, secret de beauté japonaise"
Não faças força ao esfregar, pois, têm de ser movimentos suaves e leves! Demasiada força só irá "stressar" a tua pele e danifica-la!
Não te esqueças de passar em cima dos olhos e o pescoço ( o pesocoço é muitas vezes esquecido mas é 1º indicador do envelhecimento com as mãos)
Caso tenhas os olhos muito maquilhados, poderás acabar este procedimento passando um algodão em cima dos olhos para retirar o excesso de maquilhagem (depois de massajar bem), mas só mesmo nos olhos...
Depois de teres massajado o rosto, olhos e pescoço, passa a tua cara por água limpa (da torneira) MAS não os seque!
A 2ª etapa vai precisar de o rosto húmido (no próximo artigo)!
Vamos então ver quais óleos vegetais podes usar...
Antes de tudo, é importante ver os componentes dos óleos que se encontram a venda...Pois muitas vezes contêm aditivos ou outras substâncias químicas, corantes ou conservadores e era pena estarmos a retirar poluentes exteriores na pele para colocar outros!
Portanto os óleos DEVEM SER BIOLÓGICOS E NATURAIS. Basta escolher uma azeite de oliva, óleo de coco, amendôas doces ou sementes de damasco/alperce...São óleos com preços acessíveis e bons para a pele. Nesta fase do layering, não é preciso um óleo muito caro, pois, é so mesmo o poder e a qualidade de limpeza que nos interessam...
- Azeite : É a mais ecónomica embora seja uma das mais eficazes. Suaviza, amacia a pele e atenua as rugas. É rica em vitamina A, D, E e K.
-Óleo de sementes de damasco/alperce : Óleo suavizante e nutritivo. Tem a particularidade de ter um efeito "bonne mine" - ou seja dá luminosidade à pele - e tônus. É rica em vitaminas A e E. É perfeita para as peles sensíveis e luta eficazmente contra os efeitos de envelhecimento.
- Óleo de amendôas doces : Emoliente e calmante, traz suavidade e aveludado à pele. É perfeita para as peles sensíveis e reativas, peles secas e muito secas.
- Óleo de camélia : Óleo preferido das japonesas, abranda a desidratação e permite lutar contra o envelhecimento prematuro da pele. É nutritiva, protetora e suavizante. Tem virtudes emolientes.
- Óleo de argan : É muito nutritiva e previne o ressequimento da pele. Ideal para tratar o psosiaris ou vermelhidões.
- Óleo de abacate : Ideal para tratar as rugas, tem propriedades hidratantes e protetoras. Rica em vitaminas A, B, C, D, E, H e K, ajuda na regeneração das células da pele.
- Óleo de jojoba : É nutritiva e suavizante. É um anti-idade muto bom. Tem propriedades reequilibrantes e cicatrizantes.
- Óleo de rosa mosqueta : Um dos melhores óleos anti-idade. É conhecido pelas virtudes cicatrizantes. Perfeita para as peles secas e irritadas, contem vitaminas A,E, D...
É tudo para hoje...Já conheces a 1ª etapa do layering, a desmaquilhagem....Da próxima, veremos a 2ª etapa : a limpeza!
Espero que tenhas gostado e que queiras saber mais sobre o layering...Até breve!
Sem comentários:
Enviar um comentário