Traduire

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Protetores solares : Tudo o que precisas de saber antes de escolher o teu!

Os frascos de produtos solares estão cheios de indicações e nem sempre é fácil escolher! Hoje vamos desvendar os segredos dos cremes solares e ver como escolher o teu!


Para quê serve o protetor solar?!

Um protetor solar permite :
-Evitar os golpes de sol, ou seja as queimaduras cutâneas ligadas à ação dos UVB.
-Evitar a ação nociva dos UVA que aceleram o envelhecimento da pele e agravam os efeitos dos UVB.

-Por consequência, evitar o desenvolvimento dos melanomas, principal cancro da pele.
 

SPF, IP, FPS…Qual a diferença?  
A informação a mais importante a ver antes de comprar um creme solar, é o IP (Índice de proteção), chamado mais especificamente FPS (fator de proteção solar) ou SPF (Sunburn Protection Factor em inglês). Ou seja como deves ter entendido IP, FPS e SPF é exatamente a mesma coisa!
Estas letras são muitas vezes seguidos por números e são escritas em letras grandes nos frascos...

Como são calculados esses números presentes nos frascos?

Os valores escritos nos frascos resultam de um método de cálculo que todos os laboratórios aplicam : Pessoas voluntárias expõem as costas, dividas em várias zonas, uma sem proteção solar, outras com protetor, à um raio artificial de UV (Ultravioletas). O dia depois (já que uma queimadura demora 24h a atingir o seu ponto final), mede-se o tempo de proteção contra o golpe de sol de cada zona da pele e deduze-se um índice de creme.
O índice de proteção é a relação entre o tempo necessário para "obter" uma queimadura provocada pelo sol com e sem produto.

Exemplo: Imaginemos então, por exemplo, que aguentas 10 minutos ao sol até ter uma queimadura sem proteção. Se usares um protetor FPS 20, esses 10 minutos vão ser multiplicadas por 20 (do IP) ou seja, ficarás 200 minutos ao sol até obter uma queimadura! Portanto o IP indicado multiplica sempre a tua capacidade de proteção ao sol durante um determinado tempo e consoante o teu fototipo de pele. Isso é evidentemente muito baseado na teoria porque na prática, ninguém aplica a quantidade que é aplicada nos testes...O que significa que a proteção mesmo assim nunca será tão alta como pensam...

Seja qual for a marca, o país e o continente, o FPS corresponde ao mesmo nível de proteção! Basta adapta-lo ao teu fototipo de pele e ao tipo de sol ao qual te expões.

Como escolher o teu índice?

Os índices de proteção vão de 6 a 60 até mais (90 para certas marcas). Uma escala muita larga que pode complicar-te a vida na altura de comprares o teu creme!

O que se deve saber é que de 0 a 30, a proteção aumenta muito rapidamente, ou seja um creme com IP 30 protege muito mais do que uma com IP15 e evidentemente de um IP8. 
Depois, de 30 a 90, a margem de progressão é mais pequena, ou seja a diferença entre um índice 30 e 60 é quase mínima. Ganha-se um bocado mais de 1% de proteção suplementar...
O problema dos índices muito elevados é que, ao sentir-se mais protegido, vai-se aumentar o tempo de exposição aos sol...

A escolha do índice deve fazer-se consoante o fototipo de pele e o tipo de exposição ao sol (mar, montanha, desporto...).  


Podemos classificar os IP desta forma:



  • Protecão FPS 6-10 :    

    • proteção fraca,
    • para peles morenas e escuras ; 

    Proteção FPS 15-25 :    
    • proteção média,
    • para peles de loiros (verdadeiros claro!) a cabelo castanho ;

    Proteção FPS 30-50 :
    • proteção alta,
    • adaptada às peles mais claras, atividades e desportos em montanha ou mar, e crianças;



  • Proteção FPS 50 e mais :
    • proteção muito alta,
    • para peles muito claras e sensíveis ao sol.
    As proteções abaixo de 6 não existem e o ecrã "total" também não. Pois não existem filtros que protejam a 100% do UV!

  • Os produtos com elevada proteção NÃO IMPEDEM DE BRONZEAR, como muitas vezes se ouve...Simplesmente permitem obter um bronzeado de forma gradual e saudável para a pele! 

    Aliás, deves sempre começar com proteção elevada e diminuir (SE o teu fototipo o permite!) quando a pele estiver já bronzeada...Pois, o "efeito bronzeado" acontece devido à uma reação de defesa ao sol nas camadas profundas da pele, que ativa a melanina (pigmento) para se proteger. A partir do momento em que a pele já está bronzeada, a pele está menos sensível ao sol e podes permitir-te em baixar o IP para intensificar o bronze, mas não abdicar da proteção por completo (não te esqueças que o sol tem efeitos nefastos também no envelhecimento da pele)!!!

     Como aplicar bem o teu creme solar?


    Relativamente à frequência de aplicação/renovação do creme, ainda subsistem algumas dúvidas...A única informação que temos a esse nível é de renovar o creme regularmente...Mas o que significa ao certo "regularmente"?

    Nos testes efetuados em laboratório, aplicam-se 2mg de creme solar por cm2 de pele, o que equivale a usar 1/4 de frasco numa só aplicação para o corpo todo...O que evidentemente ninguém faz na vida real. Portanto, consoante os cálculos que são feitos com esses valores de base (2mg por 2cm2) em laboratório, supostamente deveríamos aplicar creme pelo menos todas as horas na vida real para ter uma proteção ótima!   
    Testado em laboratório, um creme solar de SPF 10 deixaria passar 10% dos raios UV, enquanto uma de SPF 50 vos protegeria a 98%!

    Os autobronzeadores não protegem!!! Só dão uma cor à pele devido à uma reação química da pele ao contacto do produto que vai saindo com as lavagens! Essa reção é superficial e não atinge as camadas profundas da pele (ao contrário do verdadeiro bronze).

    Atenção, mesmo que alguns cremes sejam "waterproof" - resistentes a água - convém ser prudente, pois as gotinhas de água que ficam na pele fazem um efeito de "lupa", o que multiplica a quantidade de raios UV nessas zonas...
    Para limitar o risco e evitar que fiques com bronzeado à dálmata, convém secar-te bem com uma toalha, aplicar creme e depois deitar-te.. 


    Conselhos para aplicar o teu creme de forma adequada:

    • Usa produto suficiente para que a pele seja perfeitamente coberta.
    • Começa pela parte inferior do teu corpo e vai subindo, para não te esqueceres de nenhuma zona.
    • Pede a alguém que te aplique creme nas zonas inacessíveis tais como as costas.
    • No rosto, aplica o creme até a raiz do cabelo, e a volta dos olhos (tendo cuidado em não colocar creme no interior do olho para não o irritar) e os lábios.
    • Se tens lábios frágeis, usa um batom específico com proteção solar também!


    Certas partes do corpo são muitas vezes esquecidas, tais como : a parte de cima e planta dos pés, os gémeos, as axilas, as orelhas, o pescoço, o nariz e as pálpebras, os glúteos e as mãos.

    Como escolher a textura certa?
    Como deves ter reparado, de hoje em dia, existem várias texturas de creme solar. Tens de adaptar a tua escolha consoante o uso que queiras fazer com ele, seja pelo frasco, seja pela textura! 



    • O creme : É geralmente mais gorduroso e espesso , e convém às peles muito claras. Também é bom para o rosto (nomeadamente se tens uma pele seca, sensível ou desidratada).
    • O leite : É a textura a mais comercializada e usada. Convém a todos os tipos de pele, é mais leve que o creme.
    • O gel : Mais fresco, é agradável a aplicar, mas menos hidratante. Verifica bem o FPS que deve sempre corresponder ao teu tipo de pele!


    • O óleo : É reservado às peles já bronzeadas porque, mesmo que tenha um IP elevado, é menos espesso (cobre menos) e tem tendência a ser aplicado em camada fina.
    Se tens uma pele oleosa, evita o óleo no rosto e privilegia um gel ou leite que são mais leves. Ao contrário dos óleos vegetais que são benéficos para pele, este tipo de óleo não é muito aconselhado...
    Como escolher a embalagem certa?

    Mesmo que isso pareça secundário, na escolha do teu creme também tens de ter em conta o tipo de embalagem:


    Privilegia o leite em spray se tens crianças, mas com elevada proteção - 30 no mínimo e pouco importa o fototipo de pele dele : A criança tem sempre uma pele muito mais frágil e fina do que um adulto! 
    4 minutos de exposição ao sol para uma criança equivale a 1 hora para uma adulto!
    O spray é muito mais prático e rápido para aplicar o leite e também é mais higiénico do que os frascos normais, já que não há riscos da areia entrar no frasco...

    Para o rosto, muitas vezes vem em tubo de pequena quantidade, ou então como na Séphora (imagem acima que fiz questão de te apresentar) com um pincel para facilitar a dosagem e a aplicação...

    Como os protetores solares nos protegem?

    Os protetores solares contém 2 tipos de filtros solares:

    Os filtros minerais são constituídos de partículas de pigmentos brancos refletores (óxido de zinco e dioxina de titânio), ou seja refletem os UV para que esses não penetrem na pele. São eficazes contra o espectro solar todo. Encontram-se em grandes quantidades nos produtos de proteção destinados à crianças ou pessoas com intolerância ao sol.
    Ao contrário dos filtros químicos, são eficazes logo que aplicados e não penetram na pele, o que minimiza os riscos de alergias e sensibilidade. O único problema é que eles são difíceis de espalhar devido ao pós brancos utilizados e deixam um filme branco na pele!

    Os filtros químicos são compostos de moléculas próprias que protegem de certos filtros UVA e certos filtros UVB mas não são eficazes contra todos os raios solares. É por isso que nunca são usados sozinhos e que são sempre associados a uns filtros minerais para completar a proteção. 
    Os filtros químicos são muito solúveis e oferecem a um produto solar uma grande facilidade de aplicação (ao contrário dos minerais), qualidade altamente agradável quando temos de renovar a aplicação a cada hora!

    Bronzeador VS Protetor solar

    Um bronzeador muitas vezes tem um IP muito baixo e é reservado às peles morenas ou já bronzeadas para intensificar o bronze. Pois contém ativadores de melanina, ou seja a produção de melanina vai ser estimulada e aumentada e vais obter um bronze mais rapidamente.
    O bronzeador não faz milagres nas peles brancas! Pois, essas são "programadas" de forma a produzir pouca melanina (pigmento) e mesmo que tentes estimular essa produção, nunca vais ficar preta! É "geneticamente" impossível, pois as células de uma pele branca tem menos melanócitos (célula que produz a melanina) do que uma pele morena e ainda muito menos do que uma pele preta...
    Além disso, mesmo com ajuda, uma pele branca ganhará uma cor ligeiramente alaranjada se estimulada e não castanha escura como uma pele morena...Pois, se não tem pigmentos para te dar uma tez mais morena no dia a dia, também não tem capacidade para te dar um bronze castanho...é lógico se pensares bem!


    E até digo mais, se tens tendência a teres sardas, o sol só vai é faze-las sobressair mais já que está a estimular os melanócitos que também são responsáveis pelas sardas!

    Uns conselhos?
    -Protege-te do sol com um protetor adequado ao teu fototipo de pele e no dia a dia, não hesite em utilizar cremes de dia para o rosto com algum IP também!
    A tua pele agradece!
    Atenção, um creme de dia com algum IP não substitui um creme protetor na praia!! Pois, serve para o dia o dia mas não para proteger contra a intensidade do sol na praia...
    -Hidrata muito bem a tua pele ao voltar da praia (depois de tomares banho para retirar cremes, areia, sal...). O sol tem um efeito de desidratação portanto tens de voltar a hidratar a tua pele para que fique suave. O Aloé Vera por exemplo, é uma boa opção, não só acalma a pele como hidrata e regenera!
    Além disso, o facto de teres uma pele saudável e hidratada, só vai ajudar em obteres um bronze uniforme e bonito.

    -Não hesite em fazer uma exfoliação por semana. Não, não vai retirar o teu bronze, vai retirar as células mortas, o que vai uniformizar o teu bronze e ajudar nas tuas futuras exposições ao sol!
    Nunca faças isso logo depois de apanhar sol mas espera pelo menos o dia depois porque no dia da exposição, a tua pele estará muito sensível!

    E pronto, acaba aqui o meu artigo sobre os cremes solares.
    Espero que tenhas gostado e que agora entendas melhor como escolher o teu creme solar.
    Até breve para um artigo sobre como proteger os teus cabelos do sol!

    Sem comentários:

    Enviar um comentário