Traduire

segunda-feira, 31 de março de 2014

Cellu-cup, a ventosa inimiga da celulite e melhor amiga da mulher!

Hoje, vou te falar da tua futura melhor amiga : a Cellu-cup!


O que é Cellu-Cup?
Cellu-cup ou Cellu Blue (o nome muda consoante as marcas) é simplesmente uma pequena ferramenta de massagem em silicone.
Sem necessitar de ligação eléctrica, é uma ventosa que  permite reproduzir em casa e ao teu ritmo o famoso "palper-rouler".
A técnica da ventosa já uma técnica muito antiga e mais que comprovada no tratamento da celulite. Chegou agora a tua casa!



O que é o "palper-rouler"?
É a única técnica reconhecida pelos profissionais realmente eficaz contre a celulite. De hoje em dia é incluida em máquinas tais como a velashape juntamente com outras technologias para o combate a celulite, gordura localizada e flacidez. 
Consiste em "descolar" a pele, o que vai oxigena-la, ativar a circulação de retorno e sanguinea e destruturar os depósitos de gordura.


Como funciona Cellu-cup?
Pela sua ação mecânica, Cellu-cup desencadeia a lipólise (degradação natural das células de gordura no organismo) e desaloja a chamada "casca de laranja" da pele.
É uma técnica não invasiva e sem perigo. 
Adapta-se a qualquer tipo de celulite, não se parte, não precisa de ser ligada à ficha, pode levar-se para todo o lado!


Resultados obtidos com Cellu-cup:
Melhor circulação sanguinea, fim da sensação de pernas cansadas, redução da celulite e do aspeto "casa de laranja, perda de centimetros devido ao processo de lipólise (destocagem da gordura), firmez da pele.

Como utilizar Cellu-cup?
Aplicar um pouco de óleo na zona a tratar. Apertar ligeiramente para retirar o ar da ventosa e aplicar contra a pele (sempre a apertar a ventosa). A ventosa agarra-se automaticamente à pele quando a largas. A pele fica presa debaixo da ventosa. Aí podes começar a massagem...
Poderás fazer os movimentos abaixo represenatdos:


Podes também utilizar Cellu-cup no duche, na pele ligeiramente húmida e com sabão...

Nas 1ª aplicações, poderás sentir alguma dor mas é normal. Essa sensação vai atenuar-se aos poucos até a tua pele se habituar e não doer nada!

Deixo-te aqui também este vídeo que te vai ajudar a entender como se faz...




Dica :  Podes usar 2 Cellu-cup para tratar 2 zonas simultaneamente (nomeadamente nas coxas e nos glúteos)

Existem vários formatos e tamanhos e também para o rosto.

Onde comprar?  
Aqui ou Aqui ou Aqui (este último tem mais escolha e preços baixos)

Espero que tenhas gostado e que faças este investimento porque vale mesmo a pena! 
Esse verão já não vais ter desculpas para ter celulite nas pernas e barriga... 
Uma boa alimentação e desporto regular também ajuda, não te esqueças! ;)


Edit 30/04/2014:
Após uma semana de utilização, realmente, vi bastante a diferença! Senti a pele mais firme e mais lisa...
É verdade que é um bocado cansativo (para o braço) mas quando não tenho "tempo" (até diria "vontade"), faço no duche! Ponho um bocado de sabão na zona e toca a fazer os movimentos! Torna-se menos chato do que com o óleo mas é claro que é preciso fazer ginástica para chegar a todos as zonas do corpo.. 

Tenho 3 tamanhos diferentes, uma de 5,5cm de diâmetro (o normal), uma de 7cm que é bem prática para as coxas já que trata uma zona mais alargada...e outra pequena de 2cm de diâmetro que uso no rosto (que uma marca já comercializou e cujo nome é "liftcup"). 
Permite reafirmar a pele, desenhar o oval do rosto, atenuar as rugas, oxigenar a pele já que faz uma drenagem, eliminar o duplo queixo (herdado da minha querida familia...lado maternal), afina o grão de pele...enfim, é simplesmente fantástico!
Tenho usado a "liftcup" na fase des maquilhagem a noite já que faço com óleo (Etapa 1 do layering se bem te lembras...) e aproveito de estar "gordurosa" para fazer deslizar a "mini cellucup" no rosto.

Aqui estão as minhas (tinham de ser roxas claro).... Comprei-as no Ebay por apenas 17,70€ as 3 (clica na imagem abaixo e vais la ter)! Valeu mesmo a pena e estou super satisfeita com elas! 
Recomendo!

http://cgi.ebay.fr/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=151272829047

domingo, 30 de março de 2014

A velaterapia ou como eliminar as pontas espigadas sem ter de cortar o teu cabelo!

Olá!
Como prometido num dos meus 1º artigos, hoje vou te falar da velaterapia. Conheces?


Fotos do blog "les cheveux de Mini"

       
A queimadura das pontas ou velaterapia (como chamam isso no Brasil) é um método muito antigo para eliminar as espigas do cabelo.
Consiste em queimar com muito cuidado as partes estragadas do teu cabelo e as pontas. Desta forma, as pontas ficam como cauterizadas. As pontas espigadas passam debaixo de uma chama e formam uma bolinha na ponta do cabelo.

Antigamente, este método era feito em cabeleireiros, mas de hoje em dia é cada vez mais raro encontrar...




No entanto, é uma das maneiras mais eficaz de eliminar as espigas sans retirar comprimento ao cabelo!
As vezes, cortar o cabelo não elimina as espigas escondidas no meo do cabelo, limitando-se às pontas...ao contrário da velaterapia. 
A velaterapia pode também complementar um corte de cabelo para tratar também o resto do cabelo e não só as pontas!

Como funciona?
Quando a chama passa em cima do cabelo, elimina as partes alteradas do teu cabelo  ou seja, as pontas que arrebitam!
Esta tecnica também permite evitar a aparição de novas espigas e isso, de forma duradoura já que a ponta éstá totalmente cauterizada (exatamente como as pontas das extensões que são tratadas de forma a não se formarem espigas!)


Fotos do blog "les cheveux de Mini"
Como se faz?

Pega-se madeixa a madeixa, enrola-se uma de forma apertada para não conter ar. 
Quanto mais apertada for a madeixa. menos riscos tens de queimar o cabelo que não deves...
Depois, passam-se os dedos em "contrapelo" para que os pequenos cabelos fragilizados saiam. 
Passa-se o isqueiro ou a vela por baixo da madeixa enrolada. As pontas vão criar bolinhas nas pontas, o que é normal.

Uma vez as madeixas todas feitas, tens de desembaraçar o teu cabelo desfazendo as madeixas uma a uma cuidadosamente com os dedos. Depois, passas uma escova mas sempre devagarinho e cuidadosamente. As partes "queimadas" vão sair nesse momento!


Fotos do blog Les cheveux de Mini : Madeixa enrolada. Todas têm de ter mais ou menos essa espessura.

Agora é a tua vez!

Atenção, se não te sentes suficientement a vontade com isso, é melhor pedires a alguém para te ajudar! Alguns salões também o fazem, é uma questão de perguntares no teu cabeleireiro habitual...


Precisas de :

- Um isqueiro ou uma vela
- Uma escova em pelos de javali (se tiveres porque é mais suave)
- Elásticos ou pequenos ganchos.


Um conselho: Enrola o teu cabelo em carrapitos, ou seja enrola-lo até ficar todo enroladinho até a raiz do cabelo (como no desenho ao lado) e prende-o com um elastico ou gancho. Desta forma, só terás de desfazer uma a uma as madeixas e fazer por madeixas finas...o que será mais fácil para te organizares.
 


Aqui vai um vídeo para entenderes melhor:



Uma vez um mini carrapito desatado, enrola uma madeixa fina de cabelo com firmeza e passa od dedos ao contrário, ou seja da ponta até a raiz. Esse movimento fará sair as pontas espigadas e fragilizadas da madeixa.

Depois disso, vem a etapa mais delicada et que assusta mais : passar a chama debaixo da madeixa enrolada. 
Passa-se rapidamente e só no maxímo 2 vezes sem ir muito perto da raiz (a partir de 1/3 do comprimento até as pontas).
Faz isso em frente a um espelho, será bem mais fácil! 






Cuidados post- velaterapia


Apòs a queimadura das pontas, é evidente que o teu cabelo estará seco. Terás de usar e abusar de produtos hidratantes (hidratantes e não nutritivos - artigo sobre a diferença brevemente). 
Se tiveres Aloé Vera, podes aplica-lo diretamente nas madeixas que passaste debaix da vela.

Apòs uma semana, todas as bolinhas formadas nas pontas na altura da queimadura terão desaparecido. Durante as semanas seguintes, se cuidares do teu cabelo (amaciador obrigatório e máscaras hidratantes - Vê o meu artigo sobre as máscaras caseiras para cabelo aqui), notorás que o teu cabelo estará super saudável e sem nenhuma espiga!


Fotos do blog Les cheveux de Mini - Cabelo 2 meses apòs queimadura das pontas : 0 espiga!
Podes complementar os teus cuidados post-velaterapia com henna neutre para reforçar o teu cabelo, ou continuar a tua rotina de henna corante se estás habituado/a  a fazer.
Não hesite em fazer máscaras com pós indianos e cie para mimar o mais possível o teu cabelo...(Em breve, falarei desses maravilhosos pós num artigo)

Bom, como ves, e como te tinha dito num dos 1º artigos, ainda há muito a dizer sobre este mudo natural...

Espero que tenhas gostado e não tenhas ficado assustado com este método de eliminar as espigas!
Até breve!

sábado, 29 de março de 2014

Greenwashing ou como somos enganados no dia a dia pelas marcas...

Talvez esta palavra não te fale mas certamente que es uma vítima dele no dia a dia...


O greenwashing consiste em dar a uma marcar/produto uma aparência natural/vegetal, quando na realidade não é nada! Muitas vezes escondem uma composição cheia de petroquímicos onde os ingredientes naturais tantos gabados pela marca acabam por fazer parte do final da lista dos componentes em muita pequena quantidade.


O BIO, o natural está muito na moda ultimamente, e isso os cosméticos convencionais entenderam-no muito bem! Era estúpido da parte deles não aproveitarem a onda para tirar aproveitamento! Pois, so que, entre um produto natural e um cosmético de supermercado "disfarçado" em natural, há uma margem enooooooooooorme!

Para ilustrar isso, temos aqui alguns cosméticos que têm muito essa tendência do greenwashing:





Hydra Végétal de Yves Rocher - Antes de tudo, comece no packaging. O que será melhor do que colocar imagens de água, plantas ou frutas no packaging do produto para parecer natural? Não parece assim tão mau? "Sèves végétales Hydrocaptrices"...adicionam-se palavras complicadas mas que soam naturais...o consumidor não se pergunta muito o significado... 

A marca Yves Rocher é uma das marcas que mais usa o greenwashing. Pois, embora tenha tido cada vez mais cuidado com a ecologia e o BIO, eles ainda têm de fazer muitos esforços para que a camomila, arnica e outras sejam bem presentes na composição e não só na embalagem em letras grandes...


Gel nettoyant exfoliant au pamplemousse rose de Neutrogena - Mais um exemplo típico...Põe-se em evidência no packaging "pamplemousse rose" (toranja rosa) quando afinal, da toranja, so tem o perfume na composição. Encontram-se SLS, parabenes, EDTA, PEG.... Ah, desculpa também existem água de hamamélis distilada...

Esta tabela abaixo mostra o que os siglos querem dizer e se é bom ou mau...Deixo-te ver e acho que vais entender sozinho/a os smileys...






A marca The Body Shop, do grupo L'Oréal, é outro exemplo de greenwashing...com fachadas de produtos naturais e uma composição bastante má...



Bioderma, Ultra Suave de Garnier, Ducray, l'Occitane, Nivea Pure&Natural, Roger&Galet, Matrix Biolage, L'Oréal Nature, Le petit marseillais, Phyto, Lush, Ecrinal, Corine de Farme...entre outras marcas (a lista é muito comprida..), são algumas que usam e abusam do greenwashing!



O greenwashing pelo "ingrediente bio"
 
As marcas gostam de usar a palavra BIO nos packagings quando de BIO (biológico) só têm mesmo é o nome...
Outras, induzem o consumidor em erro porque está escrito por exemplo no packaging "manteiga de Karité BIO"...O consumidor pensa que o produto é BIO e compra nessa expectativa...Afinal, só mesmo a manteiga de karité é que é BIO...o resto não!
  


O greenwashing pelo "sem"

Encontram-se de hoje em dia muitos produtos onde se vê escrito "sem parabenes, sem isso, sem aquilo..."
Mas já pensaste que é mais fácil dizer "sem isso ou sem aquilo" para focar a atenção do consumidor no pouco de bom que tem o produto para disfarçar o que é mau?!! 
É verdade, é tão simples quanto isso! O consumidor vai ler essa informação e vai pensar que o produto é bom já que não contem isso ou aquilo...mas, e se a marca tiver substituido os parabenes (por exemple) por outra substância sintética tão ou  mais perigosa ainda?! Isso so mesmo na composição o descobrirás!

O greenwashing pela "%"
Talvez tenhas visto na embalagem de algum produto por exemplo, ao lado do óleo de argan uma % para reforçar a imagem positiva du produto...ou será para reforçar o greenwashing do produto?! Pois, qual é o interesse para as marcas em pôr a % de produtos naturais quando o resto todo é químico? 
Se esta percentagem pode parecer muito boa aos olhos do consumidor, pelos organismos BIO, não é nada! 

Não se pode esperar que um produto seja certificado BIO pelos organismos assermentados se tiver mais de 5% de componentes sintéticos...Portanto por mais trabalho que se deem para pôr em destaque os componentes naturais, os componentes sintéticos continuam bem presentes...basta ler a composição atrás do produto!

São só pormenores não são?!
É a dura lei do marketing e do aproveitamento! É facilmente compreensível afinal...Mas o consumidor tem de estar atento se não quiser ser enganado!


A solução? Analisar as composições dos produtos.
Pois, só que não é coisa fácil já que muitas vezes, os componentes estão escritos numa linguagem bastante complexa...Muitos nomes estão escritos em latim, por exemplo "Calendula officinalis", "Anthemis Nobilis", e são muitas vezes seguidos por termos como "wax" para cêra, "oil" para óleo ou "water" para água...

Da próxima, veremos como decifrar essa linguagem de forma a entender muito bem a composição dos produtos e o mais importante : a ver se são componentes perigosos para a tua saúde e para a natureza...mas também porquê que é importante privilegiar produtos naturais para a tua pele!

Espero que tenhas entendido o que é o greenwashing e que fiques atenta/o ás embalagens dos produtos para os detetar...

sexta-feira, 28 de março de 2014

O No-poo , o método suave para lavar o teu cabelo

O método "NO-POO"? O quê isso? o nome de um novo pokémon?! nahhhhh! É simplesmente uma método para "lavar" o teu cabelo suavemente et sem o agredir...







O que é o "No-Poo"?

O No-Poo, significa "no shampoo", ou seja, "sem champô". 

Inicialmente, foi inventado para o cabelo encaracolado, frisado a muito frisado...porque eles têm tendência a serem secos por natureza e desta forma, conseguia-se uma lavagem em condições sem os danificar nem seca-los ainda mais...Acaba também por redefinir os caracois e cuidar do cabelo sem o agredir.
Mas pouco a pouco, este "champô americano" acabou por conquistar também os outros tipos de cabelo...


Como funciona?
Consiste em lavar o teu cabelo com amaciador (de cabelo, não de roupa...). Pois, o amaciador contem alguns tensio-ativos que tem poder de lavagem suficiente para lavar o teu cabelo sans o estragar. 
 

Talvez penses nesse preciso momento que o teu amaciador não vai fazer espuma por isso não vai lavar! É completamente errado! 
Aliás, quanto mais um champô fizer espuma, mais tensio-ativos tem, ou seja mais agressivo é!
A espuma não tem nada a ver com a qualidade da lavagem do cabelo!




E porquê que havia de trocar o meu champô habitual pelo meu amaciador?- pensas tu...
O objectivo não é fazer o champô desaparecer da tua vida, mas sim usa-lo menos vezes e privilegiar o amaciador como "agente de lavagem" em vez do champô. 

1- Porque os champôs clássicos (mesmo de marcas conhecidas) contêm muitos tensioativos que são agressivos para o teu cabelo e o uso regular ou excessivo pode danifica-lo seriamente!

2- Porque o amaciador faz o mesmo trabalho e é muito mais suave! Ele também pode ser um verdadeiro cuidado para o teu cabelo.


É importante escolher um amaciador com o mínimo possível de silicones e componentes químicos. Um champô Bio é perfeito para esse tipo de aplicação. Este método também tem excelentes resultados no cabelo descolorido..
 


Como fazer? 
Basta colocar uma noz de amaciador no cabelo inteiro como se fosse o teu champô, esfregar suavemente, massajar o couro cabeludo e enxaguar. E já está!

 
 


Espero que tenhas gostado do método "No-poo" e que experimentes, nomeadamente se tiveres um cabelo encaracolado e/ou seco!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Descobre qual é o teu tipo de cabelo...

Hoje vamos falar cabelo...

Sabias que o teu tipo de cabelo (textura) tem classificação?
Vê esta tabela:



Então já sabes qual é o teu tipo de cabelo?!
Esta tabela foi criada por um cabeleireiro americano cujo nome é André Walker, cabeleiro da Halle Berry ou Oprah...
Esta tipologia permite saber qual o teu tipo de cabelo (de 1 a 4) e qual é a sua espessura (de a a c - do mais fino ao mais espesso)




E aí deves pensar "mas para quê que preciso de saber isso?!
Para trata-lo de forma adequada simplesmente! Um cabelo liso não se trata da mesma forma de um cabelo encaracolada nem frisado...
Mas isso, será para a próxima!

Até breve!




terça-feira, 25 de março de 2014

O mito do leite de vaca... É assim tão bom para o Homem como todos dizem?

Olá, hoje vou desvendar uma verdade sobre um alimento que ingerimos todos os dias, desde pequenos...o leite de vaca! 
Fiz questão de colocar links diretos para explicar algumas palavras mais complicadas ou simplesmente desconhecidas para facilitar a compreensão do artigo Pois, nem todos somos científicos natos e existem termos que não conhecemos...). 
É um artigo um bocado comprido mas quando leres até ao fim, vais entender porquê...

 


Antes de tudo, sabias que o Homem é o único ser vivo que ingere o leite de outra espécie que não a dele e qu bebe leite mesmo adulto?!
 

O leite tem sido muito falado ultimamente. Pois, a medecina apercebeu-se que o leite de vaca pode ser a causa de problemas diversos tais como alergias, indigestão, acne, doenças cardiovasculares...



O leite materno e os seus beneficios:
Antes de falar do leite de vaca, vamos falar do leite materno e perceber bem a sua função na vida de uma bébé.

Beber o leite da nossa mãe ao nascimento é uma coisa completamente normal, mesmo vital porque afinal, o leite materno so é a prolongação da função da placenta.
A placenta tem um papel nutritivo e na intistituição da informação que participa à embriogênese, ou seja, isso significa que a placenta envia ao recém-nascido a informação para o crescimento dele!
Apòs o nascimento, o leite materno encarregue-se desta função...
O leite materno estimula o sistema imunitário, traz muitos nutrientes energéticos, equilibra o sistema nervoso com ácidos gordos insaturados e não menos importante, cria uma ligação de amor único entre a mãe e o seu bébé. O leite materno é um regulador hormonal para o bébé porque é adaptado às necessidades dele. Tem um papel imunitário e anti-parasitário, o que vai proteger o bébé das infeções. 

Por exemplo, ele contem uma enzima específica à espécie humana que é capaz de destruir parásitos intestinais. O chamado colostro dos primeiros dias é laxativo o que favorece a eliminação do mecônio (primeiras fezes do bebê, que contém resíduo do líquido amniótico) e diminui os riscos de ictéricia.
Essas são as razões pelas quais o leite materno é muito importante na vida de uma recém-nascido!

Até agora, está tudo normal e equilibrado!  

Quando se troca o leite materno para o leite de vaca e isso, bastante cedo na vida do bébé, é que já não é!
Isso acontece por razões práticas porque idealmente, a mãe deveria amamentar até os 3 anos a criança, o que  é impensável para certas mães, nem possível sequer (trabalho, cansaço...).  
Temos de saber que a amamentação deve durar pelo menos 6 meses. 
A partir daí, o desmame é feito naturalmente introduzindo progressivamente fruta, legumes, cereais, proteinas...

Na realidade, o que acontece desde esta etapa do desmame é o seguinte.


A acumulação da "lixo" tissular comece desde novo com problemas inflamatórios, nomeadamente doenças ORL (sinusite, amigdalite, conjuntivite, mastoidite*, meningite). 
Se essas inflamações catarrais não forem suprimidas (alergia ao leite de vaca por exemplo), vão atingir a criança nas partes mais baixas (caixa torácica*) com pleurites*, laringite, traquéite, bronquite...


Na puberdade, o adolescente, submetido a novos processos hormonais vai "tentar" eliminar as toxinas pela pele. É o que chamamos o acne juvenil, que desaparecerá progressivamente (como as diarreias do bébé desapareceram progressivamente)
A causa desses fatores continuando, a situação continua...Os signos de carência manifestam-se com desmineralizações (dentes e ossos), distúrbios ao nível do peso, atenção, visão, adicionando o cansaço e o nervosismo.


Na idade adulta, a inflamação vai se espalhar até o sistema digestivo, com gastrites, colites, cistites ou no sigmoide*. A invasão inflamatória faz-se de cima para baixo com uma progressão mais ou menos rápida consoante o potencial vital de cada um. Esta patologia será ainda mais tenaz e propagadora quando os métodos para parar a sua progressão so enfraquecerá o potencial vital pela absorção de toxinas adicionais (medicamentos) e dos antibióticos. Mais uma vez, tenta-se curar os efeitos e não a causa que continua a ser uma intolerência a um alimento não específico neste caso.
Esta progressão continuará se não houver mudanças alimentárias para a parar.

Todas essas doenças inflamatórias "quentes", ditas em "ites", vão se tranformar pouco a pouco em doenças "frias", ditas em "oses" (arteriosclerose*, tuberculose, canceroses).


As doenças silenciosas são as mais perigosas e viciosas. Progridem sans darmos conta porque o potencial vital da pessoa enfraqueceu com a toma de medicamentos adicionado à continuação da causa da toxemia (excesso de toxinas)
A fase aguda do inicio de vida e a sua força de eliminação (diarreia, vómitos, febre, acne, tosse...) vão pouco a pouco tornarem-se em fase silenciosa crónica onde a doença instala-se e incrusta-se criando kistos, pólipos e indurações.
Os processos de defesas imunitárias serão muito enfraquecidas e a patologia chegará a um estado irreversível. Esta finalidade é ainda mais triste que poderia ter sido evitada...


Mas então, porquê que bebemos leite de vaca?
O humano decidiu beber leite de vaca para sustentar às necessidades em cálcio que pensa obter só com produtos lácteos - O que é ridiculo sabendo que uma cabeça de brócolos por dia chega para fornecer as necessidades recomendadas em cálcio para uma pessoa de idade média - Os vegetais chegam perfeitamente a satisfazer as necessidades (couve de bruxelas, couve frisada, couve chinesa, brócolo), leguminosas, algas, cereais...


      Couve de Bruxelas                                                                                        Brócolos
                                                                                          


           Couve chinesa                                                           Couvre frisada



          Leguminosas



O mais incrível é que ao contrário do que nós pensamos,  o cálcio dos lacticínios são pouco absorvidos pelo nosso organismo, +-32% contra +-65% para as leguminosas por exemplo.

 Alguns legumes têm uma taxa de assimilação de cálcio incrível:
*Couve= 65%
*Brócolos= 61.3%
*Couve Frisada= 49.3%
*Couve de Bruxelas= 64%

Atingir o valor diario em cálcio é muito fácil. Basta saber variar os alimentos no nosso prato e adotar uma alimentação equilibrada que tenha bastante frutas e legumes todos os dias!

Quais são as razões para não beber leite de vaca?

 
1- Código génético inadaptado:

 As hormonas contidas no leite de vaca criam e transmitem até a hipófise* as informações relativas a esta espécie particular. Imagina uma informação de crescimento específica ao vitelo, por exemplo: pesar 500kg aos 6 meses, recebida pela hipófise de um recém-nascido que ele, aos 6 meses pesará uns 7 ou 8 Kgs?

O que vai acontecer?
Simplesmente, esta informação que não corresponde em nada ao crescimento normal do ser humano vai perturbar o mecanismo sensível do sistema hormonal (régulado pela hipófise) e desta forma, vai desencadear uma série de consequências infelizes para o bom funcionamento fisiológico do indivíduo.
Uma única gota de leite de vaca chegaria a desregular o procedimento do metabolismo.

Em consequência, constata-se na maioria dos casos, reações negativas do bébé (alergia, diarréia, cólicas etc..) durante o desmame, quando passa do leite materno ao leite de vaca. (Saiba que os leites de transição também são feitos com leite de vaca, o que vai ao mesmo...)

2- Um cálcio inacessível:

Encontra-se no leite de vaca, tal como no leite materno, o cálcio. Este é doseado consoante as necessidades do vitelo ou do bébé. Não só as necessidades não são iguais para ambos, mas ainda por cima, mesmo para um humano ingerindo a proporção de cálcio do leite de vaca, esse nunca poderá ser disponível no organismo humano. 
Pois, o cálcio ingerido não pode convir e ainda menos fazer-nos bem já que as suas proteinas são supostas transmitir uma informação necessária à elaboração da osseina* (rede sobre a cartilagem que serve para reter os minerais), o que nunca vai funcionar já que não é uma informação adaptada ao ser humano mas sim ao vitelo!
É por essa razão que um bébé, criança ou adulto terão muito pouca osseina e por consequência reterão muito mal os minerais, desencadeando uma desmineralização progressiva.

Juntando constatações de médicos e higienistas parece que, o organismo desfaz-se dos sais minerais (o cálcio é um sal mineral) contidos no sistema sanguinêo por falta de osseina, e de outro lado, armazena esses mesmos sais minerais contidos em grande quantidade no leite de vaca em zonas tissulares e orgánicas do corpo. Essa situação vai desencadear indurações*, kistos, cálculos e "bicos de papagaio"
Embora o leite de vaca contenha 3 vezes mais de cálcio, é pobre em vitamina D que tem como objetivo de fixar este cálcio nos ossos...mesmo que ingiras muito, so poderá desencadear os problemas acima enumerados...não aumentar o cálcio nos teus ossos!
Já foi também comprovado que um excesso de cálcio aumenta os riscos de osteoporose...Contraditário não achas?!

3- Gorduras insaturadas:

No leite materno, as gorduras são essencialmente consituidas de ácidos gordos poli-insaturados. O leite de vaca ele, contem essencialmente ácidos gordos saturados com grandes moléculas lipídicas que o fígado humano tem dificuldade em digerir e metabolizar.
O sistema biliar cansa-se com uma hiperatividade em tentar dissolver um produto incompatível com o sistema digestivo.

É importante saber que o leite de vaca tem a propriedade em fixar toxinas* já existentes no corpo e principalmente aquelas que vêm da alimentação. É por isso que quando estamos doentes, doença aguda ou crónica (gripe, angina, infeção), é indispensável eliminar os produtos lactoses para facilitar a cura!

Além disso, as gorduras que não são eliminadas serão absorvidas ao nível do intestino delgado, passando assim para o sangue, o que é particularmente nocivo.
As gorduras têm um papel importante no desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. O cérebro do ser humano tendo um crescimento mais rápido do que o cérebro dos mamíferos, é muito importante fornecer-lhe groduras de boa qualidade, ou seja insaturadas, provenientes do leite materno ou vegetal.

4- Pobreza em lactose:

O leite materno, biologicamente adaptado ao homem, contem mais 50% de lactose  do que o leite de vaca.
As suas propriedades não só são energéticas e determinentes no processo de assimilação dos minerais e da constituição da flora intestinal, mas também participam largamente na proteção contra os agentes patogénicos*.
 





Nenhum leite animal protege o Homem contra os agentes patogénicos e outros parásitos. Antes pelo contrário, favorecem a proliferação pela modificação do meio digestivo e intestinal que ocorre com a sua absorção.





O leite materno contem proteinas anti-corpos que tem uma grande importância na luta contra as infeções, ainda mais sabendo que recém-nascido ainda não estabeleceu a sua barreira imunitária intestinal.
Ou seja, mais uma vez, a importância de nutrir a criança com leite materno e não com leite de vaca.



5- Moléculas gigantes:

Os componentes do leite da vaca e do leite materno são diferentes, nomeadamente pela grossura das moléculas e das proteinas tal como na fórmulação biológica.
O meio digestivo é igualmente diferente consoante a espécie (vitelo ou bébé), cada um secretando susbtancias próprias para degradar e coagular* os seus respetivos leites.
 Por isso, o nosso fígado faz um grande esforço para degradar uma demasiada grande molécula de origem animal.
Diluir o leite de vaca com água para o tornar mais digesto não mudará nada, pois a composição biologica continuará igual!

O bébé fabrica a renina (enzima secretada pelo estômago) até aos 3 anos. Depois desta idade, se forçarmos a criança a beber leite de vaca, o seu organismo será forçado a produzir uma enzima (lactase*) para digerir um alimento que não lhe é necessário em detrimento de outras funções orgânicas.
Aliàs, até se pode dizer que a lactase causa gazes e flatulência (mau estar da flora intestinal).

 


6- Os fatores tóxicos:

Em adulto, perdemos quase a totalidade das lactases, essas enzimas indispensáveis para a digestão do leite quando somos bébés.
Se mesmo assim, o adulto continuar a consumir produtos lácteos, não vai digeri-lo mas também vai criar uma hiperatividade do ácido láctico o qual, em demasiado quantidade no organismo, se tornará tóxico. Pois, um aumento do ácido láctico ao nível celular desencadea uma proliferação de células que nunca atingirão a maturidade (a quantidade destroi a qualidade) e serão incapazes de captar o oxigénio e eliminar o lixo (resíduos). 
Essas pertubações favorecem o aparecimento de kistos e tumores.


Já foi demonstrado por cientistas que o leite de vaca contem uma molécula altamente tóxica para o Homem. Pesquisas foram feitas para retirar esta molécula do leite em vez de retirar o leite da venda... 

Apòs diversos processos de pasteurização, homogeneização e esterilizaçaõ UHT (Utra High Temperature), o leite de vaca perde umas enzimas, enzimas essas, que são fatores de assimilação que poderiam ser a única coisa que nos pudesse defender das moléculas tóxicas. O leite de vaca acaba  por desfazer-se dessas enzimas demasiado sensíveis que não sobrevivem às altas temperaturas (devido aos processos acima enumerados), ou seja acaba por perder o que o nos poderia proteger das moléculas tóxicas

Para não falar também dos diversos tratamentos aos quais as vacas são submetidas (hormonas, vacinas, antibióticos),e dos queijos feitos com aditivos conservantes (polifosfato, nitrato) que são perigosos para a saúde do Homem...(O fosfato inibe a fixação do cálcio nos ossos)



Então porquê falar tanto da carne de vaca na altura da "vaca louca" e não do leite que nos intoxica no dia a dia?! 


Conclusão: 
O leite de vaca destroi aos poucos a tua flora intestinal destruindo o seu equilibrio natural e sabemos todos muito bem que uma boa saúde começa nesta parte do corpo.

Afinal, o tão amado leite de vaca só é um concentrado de gorduras, colesterol, antibióticos, OGM (organismos geneticamente modificados), pesticidos, basctérias...ou seja é a causa de muitas doenças, males e problemas...sim, este leite de vaca que nem suspeitavas que podia ter esses efeitos tão maus para a tua saúde! 

E, se o leite tem assim tanto cálcio como todos dizem (na realidade 3 vezes mais mas é pobre em vitamina D o que não lhe permite fixar-se), porquê ter comercializado este...

 ...enriquecido em cálcio?! Não é suposto já ter cálcio suficiente? Estranho não?!
Mesmo aqui enriquecido com vitamina D (vitamina criada pelo nosso organismo nomeadamente quando apanhamos sol), se o cálcio contido no leite de vaca já é  tão elevado, para quê enriquecê-lo ainda mais?!

A informação relativa à necessidade de bebermos leite de vaca para repor cálcio que recebemos desde a nossa tenra infância é afinal completamente controversa e errada...

Então porquê continuar com um mito que só nos prejudica a sáude?!! 

 Dúvidas?!

Tenho uma colega que tinha enxaquecas todos os dias. Um dia, lembrou-se de deixar de beber o leite de vaca durante 15 dias para fazer o teste e ver como se sentia. Foi um ótimo teste, pois a partir daí nunca mais teve enxaquecas! Sendo assim, ela deixou de beber leite de vaca e trocou por leites vegetais.

Então, e tu? Não tens dores ou doenças crónicas que não sabes de onde vêm e porquê? Tenta deixar o leite de vaca durante 15 dias e vê se muda algo...Não custa nada!

Acho que é importante que o Homem se consciencialize dos alimentos que são "pintados" como "indispensáveis" no nosso dia a dia e que afinal, são fatores de doenças...Até se pode dizer que são alimentos que nos intoxicam a vida toda...

E agora, pensas assim : "Isso é muito bonito mas o quê que bebo agora?!"
Amanhã, vou te dar receitas para fazeres leites vegetais caseiros...pois os de supermercado podem conter aditivos ou conservantes e o melhor mesmo é o que é feito em casa!
Não percas os leites vegetais que podes fazer, os seus valores nutricionais e os seus beneficios para a tua saúde!

Espero que tenhas gostado do meu artigo.