O creme de dia ou de noite deve ser hidratante e/ou nutritivo. Também tem uma ação específica consoante as necessidades e o teu tipo de pele. Vai completar o efeito do sérum. Apòs esta etapa, a tua pele estará prontinha para enfrentar às agressões exteriores de um longo dia, ou para una noite reparadora...
Tenta verificar a composição e tenta escolher um creme com matérias primas de qualidade.
O creme de dia O creme de noite
Todas a marcas BIO têm o seu creme de dia e de noite. De hoje em dia, existem cremes tipo "bálsamo" a base de manteiga de karité que nutrem perfeitamente as camadas superiores da epiderme.
Cuidado com os cremes a base de AHA (ácidos de frutas). Tenta verificar que a tua pele os suportem porque são muitas vezes abrasivos e podem provocar alergias, vermelhidões e descamações.
O creme de noite é muitas vezes dito "demasiado gorduroso". Se esse for o caso, é porque pões em demasia ou então que não é adaptado ao teu tipo de pele! (Daí a importância de conhecer muito bem o teu tipo de pele)
Como aplicar o teu creme de dia ou de noite?
Mais uma vez, não é preciso utilizar demasiado creme.
Aprende a saber dosear bem as aplicações : o tamanho de uma avelã chega e basta!
Não usar creme suficiente torna o creme ineficaz mas usa-lo em demasia teria o mesmo resultado...aliás, poderia ser pior porque poderia asfixiar a epiderme.
Aprende a saber dosear bem as aplicações : o tamanho de uma avelã chega e basta!
Não usar creme suficiente torna o creme ineficaz mas usa-lo em demasia teria o mesmo resultado...aliás, poderia ser pior porque poderia asfixiar a epiderme.
Aquecer o creme entre as mãos esfregando-as uma contra a outra.
Depois, aplica-o colocando as tuas mãos em toda a superficie do rosto. Deves fazer movimentos suaves (como sempre)
Os movimentos são os seguintes:ou
Podes substituir o teu creme de dia ou de noite por um óleo vegetal.
Tu não tens noção do quão benéficos podem ser os óleos vegetais para a nossa pele!
Cada uma com as suas propriedades, virtudes e beneficios...para cada tipo de pele ou necessidade! Podes até personaliza-las e mistura-las consoante as necessidades do momento...
Na etapa 1 do layering - a desmaquilhagem com óleos vegetais - já te apresentei alguns...mas existem muitos mais! Eles tanto podem servir como desmaquilhante como serem um real cuidado para a tua pele o que faz com que possa muito bem substituir o teu creme diário. Acredita que podes beneficiar de todas as virtudes dos óleos vegetais sem ter uma pele gordurosa ou borbulhas!
Mais uma vez, cuidado com os óleos vegetais que estão a venda nas lojas, pois podem conter conservantes ou aditivos! Privilegia os óleos vegetais PUROS!
Vou te dar um exemplo que te vai fazer pensar :
Se calhar já ouviste falar de óleo de argan e as suas propriedades "anti-idade" apregoadas (gabadas) por algumas marcas cosméticas?! Então, se fores a ver a composição desses tais cremes, poderás aperceber-te da tão mínima quantidade deste fabuloso óleo que eles realmente têm...
Nesse caso, porquê usar um creme, que alèm de custar imenso dinheiro, tem 1/20 de óleo de argan e o resto é tudo químico...quand se pode utilizar diretamente este óleo e aproveitar os beneficios TODOS que ele tem?!
Ah pois, nunca tinhas pensado nisso, não é? Pois não, o marketing é tão bom que ilude qualquer um...mas o resultado nunca está a altura do que é vendido e gastamos dinheiro numa percentagem ridícula de beneficios excelentes que são afogados pelos químicos, aditivos, conservantes que estragam esses mesmos...quando podemos ter um produto bruto mas realmente eficaz...
As vezes, quanto mais simples um produto, melhor! Quanto mais básico e puro, melhor!
Em breve, terás direito a ume artigo sobre o greenwashing, ou como as marcas vendem produtos como BIO e nos enganam de forma tão vergonhosa...Vais aprender a decifrar as etiquetas do produto e vais ver que mais de metade dos componentes do teu champú, creme de dia, creme de corpo é químico e pode, a longo prazo ser prejudicial para a tua pele e saúde...(Não sei tu, mas eu tou desertinha para te explicar isso tudo...)
Voltando ao nosso assunto, durante muitos anos, os óleos tiveram a reputação (errada) de tapar os poros da pele, que não podem ser nutritivos, que não são eficazes...Isso tudo graças ao marketing que nos fez acreditar isso...
Agora peço-te uma coisa, experimenta e tenhas a tua propría opinião!
Vou te dar agora uma lista de óleos que podes usar consoante o teu tipo de pele. É uma lista selectiva já que existem imensas escolhas...mas isso fica para outro artigo!
Para as peles óleosas e mistas :
Óleo de Jojoba:
Penetra em profundidade na pele sem deixar nenhum filme gorduroso na superficie. Tem propriedades cicatrizantes e reequilibrantes. Pois, ele regula as secreções de sébo, o que é perfeito para as peles com imperfeições.
Óleo de cominho preto:
Tem uma ação purificante e cicatrizante. É perfeito para lutar contra as imperfeições.
Cuidado em não aplicar a volta dos olhos porque contem uma quantidade muito pequena de óleo essencial.
Óleo de avelã (a minha preferida):
Regula a produção de sébo das peles oleosas. Protetor, cicatrizante e suavizante, torna a pele macia e pura.
Para as peles secas:
Óleo de sésamo:
Regenerador, amaciador e anti-oxidante, é perfeito para "reparar" as peles secas et devolver-lhes a sua elasticidade.
Óleo de abacate:
Amaciador, regenerador, cicatrizante e calmante, é o aliado das peles secas e muito secas. Devolve elasticidade a tua pele e nutre-a perfeitamente, lutando contra o envelhecimento cutâneo.
Óleo de argan:
Nutritivo, amaciador, reafirmante e cicatrizante, é perfeito para as pelas secas e desidratas.
Para as peles maduras:
Óleo de rosa mosqueta:
Composto de numerosos anti-oxidantes, luta eficazmente e visivelmente contra as rugas. Amacia a pele e dá-lhe tônus. É um excelente regenerador.
Óleo de semente de damasco/alperce:
"Iluminador", regenerador, tonificante e revitalizante, luta eficazmente contra os efeitos do envelhecimento. Dá luminosidade à pele.
Óleo de onagra:
Luta eficazmente e visivelmente contra as rugas. Amaciador, revitalizante e hidratante, devolve elasticidade às peles cansadas.
Para todos os tipos de pele:
Óleo de coco:
Alèm de cheirar muito bem, adapta-se a qualquer tipo de pele. Nutritiva e antibacteriana, permite a prevenção de eventuais imperfeições e trata-las.
O mais apreciado pela japonesas:
Óleo de camélia:
Trava a desidratação e permite lutar contra o envelhecimento prematuro da pele. É nutritivo, protetor, amaciador, tem também virtudes emolientes.
As japonesas tanto o usam na cara como no cabelo.
E pronto, aqui tens as fabulosas virtudes de alguns óleos vegetais...mas como já disse, existem dezenas deles e veremos isso noutro artigo porque esse já é comprido o suficiente e não quer que apanhes seca a ler-me...
Para a próxima, vou te falar da etapa 7, o bálsamo para os lábios, a última parte do layering...
Sem comentários:
Enviar um comentário