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sábado, 29 de março de 2014

Greenwashing ou como somos enganados no dia a dia pelas marcas...

Talvez esta palavra não te fale mas certamente que es uma vítima dele no dia a dia...


O greenwashing consiste em dar a uma marcar/produto uma aparência natural/vegetal, quando na realidade não é nada! Muitas vezes escondem uma composição cheia de petroquímicos onde os ingredientes naturais tantos gabados pela marca acabam por fazer parte do final da lista dos componentes em muita pequena quantidade.


O BIO, o natural está muito na moda ultimamente, e isso os cosméticos convencionais entenderam-no muito bem! Era estúpido da parte deles não aproveitarem a onda para tirar aproveitamento! Pois, so que, entre um produto natural e um cosmético de supermercado "disfarçado" em natural, há uma margem enooooooooooorme!

Para ilustrar isso, temos aqui alguns cosméticos que têm muito essa tendência do greenwashing:





Hydra Végétal de Yves Rocher - Antes de tudo, comece no packaging. O que será melhor do que colocar imagens de água, plantas ou frutas no packaging do produto para parecer natural? Não parece assim tão mau? "Sèves végétales Hydrocaptrices"...adicionam-se palavras complicadas mas que soam naturais...o consumidor não se pergunta muito o significado... 

A marca Yves Rocher é uma das marcas que mais usa o greenwashing. Pois, embora tenha tido cada vez mais cuidado com a ecologia e o BIO, eles ainda têm de fazer muitos esforços para que a camomila, arnica e outras sejam bem presentes na composição e não só na embalagem em letras grandes...


Gel nettoyant exfoliant au pamplemousse rose de Neutrogena - Mais um exemplo típico...Põe-se em evidência no packaging "pamplemousse rose" (toranja rosa) quando afinal, da toranja, so tem o perfume na composição. Encontram-se SLS, parabenes, EDTA, PEG.... Ah, desculpa também existem água de hamamélis distilada...

Esta tabela abaixo mostra o que os siglos querem dizer e se é bom ou mau...Deixo-te ver e acho que vais entender sozinho/a os smileys...






A marca The Body Shop, do grupo L'Oréal, é outro exemplo de greenwashing...com fachadas de produtos naturais e uma composição bastante má...



Bioderma, Ultra Suave de Garnier, Ducray, l'Occitane, Nivea Pure&Natural, Roger&Galet, Matrix Biolage, L'Oréal Nature, Le petit marseillais, Phyto, Lush, Ecrinal, Corine de Farme...entre outras marcas (a lista é muito comprida..), são algumas que usam e abusam do greenwashing!



O greenwashing pelo "ingrediente bio"
 
As marcas gostam de usar a palavra BIO nos packagings quando de BIO (biológico) só têm mesmo é o nome...
Outras, induzem o consumidor em erro porque está escrito por exemplo no packaging "manteiga de Karité BIO"...O consumidor pensa que o produto é BIO e compra nessa expectativa...Afinal, só mesmo a manteiga de karité é que é BIO...o resto não!
  


O greenwashing pelo "sem"

Encontram-se de hoje em dia muitos produtos onde se vê escrito "sem parabenes, sem isso, sem aquilo..."
Mas já pensaste que é mais fácil dizer "sem isso ou sem aquilo" para focar a atenção do consumidor no pouco de bom que tem o produto para disfarçar o que é mau?!! 
É verdade, é tão simples quanto isso! O consumidor vai ler essa informação e vai pensar que o produto é bom já que não contem isso ou aquilo...mas, e se a marca tiver substituido os parabenes (por exemple) por outra substância sintética tão ou  mais perigosa ainda?! Isso so mesmo na composição o descobrirás!

O greenwashing pela "%"
Talvez tenhas visto na embalagem de algum produto por exemplo, ao lado do óleo de argan uma % para reforçar a imagem positiva du produto...ou será para reforçar o greenwashing do produto?! Pois, qual é o interesse para as marcas em pôr a % de produtos naturais quando o resto todo é químico? 
Se esta percentagem pode parecer muito boa aos olhos do consumidor, pelos organismos BIO, não é nada! 

Não se pode esperar que um produto seja certificado BIO pelos organismos assermentados se tiver mais de 5% de componentes sintéticos...Portanto por mais trabalho que se deem para pôr em destaque os componentes naturais, os componentes sintéticos continuam bem presentes...basta ler a composição atrás do produto!

São só pormenores não são?!
É a dura lei do marketing e do aproveitamento! É facilmente compreensível afinal...Mas o consumidor tem de estar atento se não quiser ser enganado!


A solução? Analisar as composições dos produtos.
Pois, só que não é coisa fácil já que muitas vezes, os componentes estão escritos numa linguagem bastante complexa...Muitos nomes estão escritos em latim, por exemplo "Calendula officinalis", "Anthemis Nobilis", e são muitas vezes seguidos por termos como "wax" para cêra, "oil" para óleo ou "water" para água...

Da próxima, veremos como decifrar essa linguagem de forma a entender muito bem a composição dos produtos e o mais importante : a ver se são componentes perigosos para a tua saúde e para a natureza...mas também porquê que é importante privilegiar produtos naturais para a tua pele!

Espero que tenhas entendido o que é o greenwashing e que fiques atenta/o ás embalagens dos produtos para os detetar...

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