Traduire

quinta-feira, 3 de abril de 2014

A verdade sobre o alisamento brasileiro...

Ouve-se dizer que o alisamento brasileiro é um verdadeiro cuidado, que repara o cabelo em profundidade com a queratina, que o resultado é espectácular e que cabelo fica magnífico...Faz sonhar, não faz? 
Mas a realidade nisso td? Em lado nenhum : Estás a ser enganada!

 


Como funciona o alisamento brasileiro?
Muitas vezes, a defrisagem é vendida com "alisamento brasileiro". Um alisamento brasileiro não é suposto ser alisador/desfrisante mas um "cuidado com keratina"...Porém também não é bem isso...


O verdadeiro alisamento brasileiro é simplesmente um produto que forma "um revestimento" impermeável a volta do cabelo, graças a agentes oclusivos tais como a parafina, o amónio quaternário, juntando outros produtos que aumentam o poder de revestimento da queratina e um conservador tipo formol.
(Quand falo "de revestimento do cabelo", quero dizer que o cabelo fica liso, direitinho sem defeitos, como se estivesse perfeitinho. A palavra francesa é "gainer" só que não existe em português e dificilmente consigo encontrar alguma palavra que queira dizer o mesmo ;) 
Na foto ao lado, podes ver o tipo de resultado que podes obter para este tipo de cabelo por exemplo...

Com a ação do calor, este "revestimento" vai fixar-se ao teu cabelo, torna-lo pesado e mais liso, alisando perfeitamente as escamas que ficarão presas debaixo de uma camada de verniz.  
Não é um cuidado, é um tipo de maquilhagem, um disfarce para cabelo...

Exemplos de resultados obtidos com o alisamento brasileiro:
 

Para retirar esta camada de revestimento o menos rapidamente possível, aconselha-se em fazer champôs sem sulfatos porque eles são muito agressivos e demasiado "abrasivos", e poderiam retirar demasiado rapidamente este efeito oclusivo que dá ao cabelo este aspeto sedoso e liso.
Muitas vezes, os alisamentos brasileiros mais duradouros contêm vestigios de formaldéhyde, ou seja formol, um poderoso conservante. É usado nomeadamente como fixador, conservante de cadáveres ou para embalsamar corpos.

Qual é o perigo do Formol?

Frasco de formol.
O formaldéhyde, ou formol, é uma substância que pode influenciar ou modificar as proteinas, como por exemplo a queratina do cabelo. É autorizado nos cosméticos até 0,2%. É uma matéria reconhecida e classificada como cancerígena, tóxica para o ser humano.

Esses formaldéhydes foram proibidos no alisamento brasileiro. Pois, mas se o formaldéhyde puro não é autorizado, utilisa-se na mesma números produtos contendo moléculas liberadoras de formaldéhyde em presença de outras susbtâncias. 
O quaternium-15 é por exemplo, ele próprio um libertador de formaldéhyde. Mesmo assim, não é proibido no alisamento brasileiro...quando o méthanal, forma gazeificada do formol, pode ser libertado na aplicação do "alisamento"

Ingredientes contendo libertadores de formaldéhydes (formol) :
Polyquaternium-7, Polyquaternium-10, Quaternium-15, Polyquaternium-15, PEG-150 Distearate...


Dúvidas ? Eis umas fontes de informção, como Wikipédia e EWG skindeep...


Para nos salvaguardar do gás libertado por esse tipo de produto, melhor vale usar uma máscara...

De onde vem a queratina do alisamento brasileiro?
Sonhamos com uma queratina vegetal, cuidando o cabelo para dar nova vida ao cabelo...Porém, nada repara o cabelo, nem mesmo a queratina. Em todos os casos, a queratina não se pode "soldar" ao cabelo, portanto é inativa!

A "pseudo-queratina" do alisamento brasileiro pode ser:

- Sintético : Molécula reconstituida quimicamente, encontrada nos alisamentos brasileiros os mais caros, e bastante raros. É tão inativa quanto as outras.
Denominação INCI : keratin

- Animal : A origem a mais comum. Extraida de pós de pena, de unhas ou de chifres de animais recuperados nos matadouros. É barata e é a "queratina" a mais rentável para os fabricantes. (Em breve um artigo sobre as matérias primas animais nos produtos capilares)
Denominação INCI : keratin

-Vegetal : Muito rara. A denominação INCI : hydrolyzed - protein raramente se encontra nas embalagens do alisamento brasileiro.

Vamos analiser alguns exemplos de composição de alisamento brasileiro...Alguns afirmam serem "sem formaldéhyde e sem parabenes"...


Ingrédients (INCI) : Water, Hydrolyzed Keratin, Cetrimonium Chloride, Hydrolyzed Collagen, Polyquatemium-7, Dimethicone, Mineral Oil, Fragrance, Citric Acid, Cyclopentasiloxane, Dimethiconol, Formaldehyde, Theobroma Cacao Seed Extract, Phenoxyethanol, CI 14700, CI 19140, CI 42090, CI 15510

Nesta fórmula, o formaldéhyde está claramento escrito...Há também polyquaternium-7,  óleos minerais (parafina) e silicones, ingredientes típicos! Para ajudar a festa, o conservante usado (a mais do formaldéhyde) é o phenoxyethanol, tóxico.


Ingrédients (INCI) : Water, Cetearyl Alcohol , Cetyl Alcohol , Behentrimonium Chloride, Glycerin , Hydrolized Keratin, Cocoa Seed Butter, Avocado Oil, Aloe Barbadensis Leaf Juice, Glycol Stearate, Glycol Distearate, Ceteareth-20 , Isopropyl Slcohol, Dimethicone, Tetrasodium Edta , Cyclotetrasiloxane, Citric Acid, Cyclopentasiloxane, Panthenol, Coconut Oil, Fragrance, DMDM Hydantoin, Methylchloroisothiazolinone , Methylisothiazolinone, CI 16035 , CI 19140 , CI 42090

Aqui, o libertador de formaldéhyde conhecido é o DMDM hydantoin, ou seja o DimetholDiméthyl Hydantoin. Aqui o formaldéhyde não está escrito preto no branco. Contêm vários tipos de amómios quaternários e de silicones, muitos silicones. A glicerina e a queratina estão em cor de laranja porque podem ser de origem sintética ou animal.


Ingrédients (INCI) : Aqua, Hydrolyzed Keratin, Amber extract, Hydrolyzed silk Protein, Cyclopentasiloxane and C30-45 alkyl cetearyl dimethicone crosspolymer, C8-22 Alkyl acrylate/Methacrylic acid crosspolymer, Prunus armeniaca and Pyrus malus and Prunus persica Vinegar, Glycerin, Cetearyl alcohol and behentrimonium methosulfate, Butyrospernum parkii, Argania spinoza oil, Hydrolyzed collagen, Hydrolyzed Wheat Protein, Guar Hydroxypropyltrimonium chloride, Cetrimonium chloride, Fragrance, Aloe Barbadensis Powder, Benzyl alcohol and methylchloroisothiazolinone and methylisothiazolinone.

Como se pode verificar, é quase sempre a mesma fórmula. 
Onde está o cuidado? Em lado nenhum...
A originalidade é a resina de âmbar. Só há polímeros, silicones, quaternários (chamados "quats") e proteinas mortas cujo nem sabemos a provenância aqui. O BTMS é adicionado ao álcool cetearílico para o tornar oclusivo e "alisador". Isso tudo afogado em óleos que não servem para nada no produto acabado. Nem se fala dos conservantes tóxicos como o parabene...a evitar! 
O único ponto positivo aqui são as proteinas de trigo hidrolisadas que estão no fim da lista...pelo menos, essas são relamente vegetais.


Conclusão: O que contem um alisamento brasileiro?

Podemos resumir a composição base do alisamento brasileiro assim:

Água, silicones, amónios quaternários, extratos de plantas ou óleos, queratina animal, formol, conservantes tóxicos.

Não te deixes enganar! Existem formas naturais para alisar a fibra do teu cabelo, "fechando" escamas e soltando o cabelo. O óleo de brócolos, o Kardoune (artigo em preparação sobre isso), o método do wrap (artigo brevemente também)... são algumas delas!

Parem com o alisamento brasileiro! Não é um cuidado para o cabelo! É só um disfarce tóxico para o cabelo e tua saúde! 


Um exemplo de alguém conhecido que teve essa ideia infeliz : 

A Jennifer Aniston foi obrigada a cortar o cabelo curto apòs fazer um alisamento brasileiro!

É um bom exemplo, não é? Ainda te apetece um alisamento químico cujo marketing pinta de cuidado reparador para o teu cabelo?! É contigo...agora já sabes a composição do alisamento brasileiro e o efeito nocivo dos ingredientes...

Bom resto de dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário