Traduire

terça-feira, 1 de abril de 2014

Como entender os componentes dos produtos....

Hoje, vou te ensinar a decifrar uma composição de produto...
No fim, convido-te a pegar num frasco de shampô, creme ou outro,  leres a composição e tentares entender o que cada um dos ingredientes significa.

 
 Imagem retirada do blog Les cheveux de Mini


A composição de um produto, ou mais espécificamente a nomenclatura INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients), é a sua verdadeira identidade. É igual em todos os países (menos aquelos onde o alfabeto é muito diferente). Infelizmente, é dificilmente decifrável para quem nunca perdeu tempo a tentar ler e entender...

Na lista de ingredientes, os nomes das plantas estão em Latim e o resto em inglês.
O ingredientes estão por ordem decrescente : do mais presente ao menos presente
Geralmente, em 1º lugar, encontra-se a água (Aqua) e em último os corantes ou conservantes.

Se houver outro ingrediente atrás do conservante é porque é um ingrediente muito pouco presente! 
Abaixo de 1%, os ingredientes muitas vezes não se encontram por ordem no fim da lista. Assim, provavelmente terás ingredientes de 0,2% antes de outros de 0,8%, não seguindo assim o padrão do resto da composição que é por ordem descrescente...

Vamos então ver uma composição basica de amaciador para cabelo e analisa-la:



Ingrédients (INCI) : AQUA, JASMINUM OFFICINALE FLOWER WATER, LAVANDULA ANGUSTIFOLIA FLOWER WATER, ROSMARINUS OFFICINALIS LEAF EXTRACT, CETYL ALCOHOL, GLYCERIN, CETRIMONIUM CHLORIDE, OLEA EUROPAEA FRUIT OIL, TOCOPHERYL ACETATE, CURCUMA LONGA ROOT.

Conseguimos logo encontrar os nomes em Latim: Jasminum officinale, Lavandula angustifolia, Rosmarinus officinalis, Olea europaera, Curcuma long. 
Com uma simples pesquisa no Google, poderás ver que falamos aqui de planta : Jasmim, Lavanda, Alecrim,Oliva e Curcuma.
Atrás desses nomes de plantas, temos indicação em inglês do que é precisamente : Flower water (água floral), leaf extract (extrato de folha), fruit oil (Óleo de fruta) e root (raiz)

Os outros ingredientes, ainda não sabemos o que é por enquanto...

Vamos então ver por ordem:

 • CETYL ALCOHOL.
Aqui, na pesquisa da palavra, é indicado que o Cetyl alcohol (alcool cetílico) também chamado Hexadecanol, é um alcool graxo, opacificante na cosmética, derivado de gordura de cachalote. (cetáceo torna-se cétyl : alcool cétílico). Hoje pode ser produzido a partir de vegetais. Faz parte da lista PETA (People for the Ethical Treatments of Animals).
Os alcools graxos (fatty alcohols) não são nocivos para o cabelo e servem muitas vezes de emolientes.

Só para termos a certeza que o ingrediente é inofensivo, fomos pesquisar num site mais especializado sobre o assunto : l'observatoire des cosmétiques


http://www.observatoiredescosmetiques.com/ingredient-cosmetique/cetyl-alcohol-185.html

É-nos confirmado que o alcool cetílico é um emoliente e que também serve de emulsificante (ou seja a misturar a água com o óleo tal como o ovo serve de emulsificante na maionese entre o vinagre e o óleo) e de opacificante...
Vemos também que pode ser de orígem sintética ou vegetal e que pode ser reconstituido quimicamente. 

Já se sabe agora ao certo para quê serve mas ainda não sabemos se é mesmo inofensivo! Vamos então procurar na EWG skindeep database. É uma base de dados muito precisa com links para estudos feitos sobre os ingredientes cosméticos.

http://www.ewg.org/skindeep/ingredient/701263/CETYL_ALCOHOL/

Mais uma vez, nesta ficha de produto, vemos que é emulsificante, opacificante, os nomes que podes ver no lugar dele mas que querem dizer o mesmo (Hexadecanol, cetanol...).
Aqui, finalmente conseguimos saber mais algo : Tem boa biodegradabilidade mas é classificado como "suspeito de ser tóxico ou nocivo"(Classified as expected to be toxic or harmful - não aparece nesta imagem mas tens o link direto ao clicar na imagem acima) e é classificado como "médio" respeitando aos riscos para a sáude humana.


• GLYCERIN

Em relação à glicerina, esta é geralmente de origem vegetal. nos produtos bio e naturais mas também pode ser de origem sintética, mineral...
Neste caso preciso, não podemos saber ao certo de qual estamos a falar já que não tem mais elementos de informação. Tanto pode ser vegetal ou não. As vezes aparece "vegetable glycerin", nomeadamente nos produtos rotulados Bio, Vegan ou Cruelty free. 
Seja como for, convido-te a ver a ficha da glicerina para entender o seu papel no amaciador.

• CETRIMONIUM CHLORIDE.

Para o cetrimonium chloride (Cloreto de cetrimónio em pt), faz-se exatamente da mesma forma : Pesquisa-se e descobre-se que é uma antimicrobiano e um composto de amónio quaternário. Também serve de emulsificante, reduz a electricidade estática e é um conservante.

http://www.observatoiredescosmetiques.com/ingredient-cosmetique/cetrimonium-chloride-1463.html

Tem mais ou menos as mesmas propriedades que o silicone, o que não é muito bom...
O mais grave é quando se pesquisa na regulação/restrição de uso, e que está escrito que so se pode usar com dose máxima de 0,1%. 
Sendo assim, vamos pesquisar na base de dados EWGskindeep database para descobrir mais...

http://www.ewg.org/skindeep/ingredient/701258/CETRIMONIUM_CHLORIDE/

Aqui, descobre-se que:
O risco global já é bastante elevado mas os riscos relativos às alergias e a toxicidade para o sistema humano são ainda mais elevados! Encontra-se de novo as restricções de uso (os tais 0,1% acima referidos).
Faz parte do "quats" (quaternários) evidentemente perigosos e não são nada inertes.

• TOCOPHERYL ACETATE

O Tocopheryl acetate é basicamente o tocoferol ou vitamina E. Um antioxidante que impede os óleos a ficarem ranços.Pode ver a ficha técnica aqui.

Nesta composição, não há nenhum conservador adicional já que o Cetrimonium Chloride  é ele-próprio um conservante poderoso.



Agora que sabes como decifrar os componentes graças às ferramentas EWG skindeep database e l'observatoire des cosmétiques, da próxima, veremos os componentes que são maus e porquê!


Espero que te tenha esclarecido quanto à maneira de procurar os ingredientes e que entendas que é a única forma de saber ao certo para quê servem e o mais importante, se são nocivos ou não...

Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário