Traduire

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O copo menstrual, a alternativa aos pensos higiénicos e tampões


Hoje, tenho um assunto muito "glamour" para ti : o copo mentrual - ou como acabar com os fios dos tampões a pendurar no meio das pernas e as cuecas da avó para segurar os pensos...(eu avisei-te que era glamour...lol).

 
Antes de tudo, Vamos falar dos métodos tradicionais: O tampão

Sabias que os tampões, esses "ratinhos brancos" tão absorventes e práticos feitos em "sabe-se lá o quê " são na verdade cheios de dioxinas?! 

É Verdade! Já reparaste que a composição dos tampões nunca aparece na caixa?! Não admira nada quando se faz pesquisas mais pormenorizas sobre o assunto e que se descobre que os produtos químicos mais perigos são utilizados para a fabricação dos tampões! 

Não se tem noção dos efeitos nocivos e mortais desses produtos químicos nas mulheres sem falar do perigo pelos bébés quando passados pela mãe...
Imagina só a quantidade de horas que uma mulher põe substâncias perigosas em contacto com esta zona tão sensível 5 dias por mês, 12 meses por ano e quase durante 40 anos? 


Um bocado de história...
Inicialmente, o tampão higiénico era feito em 100% algodão. Apòs queixas de fugas das utilizadoras, foi mudada a composição e adicionaram poliéster, polyacrylate, viscose e celulose de carboxymethyl ao algodão.
Nos anos 80, 38 mulheres morreram do síndrome de choque tóxico (SCT), uma infeção bacteriológica causada pelo uso dos tampões! 
De hoje em dia, o viscose, o menos nocivo de todos os componentes é que ainda entra na composição dos tampões.

Até aqui, estaria tudo fantástico...MAS, o que acontece, é que para obter viscose, transforma-se polpa de árvores e passa-se por inúmeros processos químicos! É no cloro utilizado para branquear a polpa de árvore que se encontra o maior perigo! Este processo gera hidrocarbonos clorados, um grupe químico altamente perigoso, e nomeadamente os derivados como a dioxina, uma das substâncias conhecida como mais tóxica!
De hoje em dia, já modificaram esse processo mas mesmo assim encontram-se vestígios de dioxina...
A dioxina em contacto prolongado (fazendo as contas lé em cima, acho que podemos definir o uso do tampão como prolongado não?!), é um pertubardor endocriniano, muitas vezes ligado a endómetriose, problemas de infertilidade, de ovários, problemas de aborto (problemas no crescimento e desenvolvimento do féto)...e muitos mais!

Alèm disso, ao nível ecológico, já calculaste a quantidade de lixo que fazemos todos os meses entre os pensos e os tampões? 
E financeiramento, no dinheiro gasto nisso todos os meses durante anos e anos?! 

Faz tu o teste: Coloca um tampão dentro de um copo de água durante 6 horas. Depois, retira-o e vê com os teus próprios olhos a quantidade de partículas que ficaram suspensas na água e que se depositaram no fundo do copo.
Esses resíduos são partículas que ficam na tua parede vaginal cada vez que usas um tampão! Agora imagina a quantidade de substâncias tóxicas que estão diretamente em contacto com a parede vaginal e que vão acumulando ao fio dos anos?! 
Não tinhas pensado nisso, não é?!


O penso higiénico:
Para quem não gosta de usar tampões, existem os pensos.

O sistema utilizado para absorver é o mesmo. O clóro utilizado para branquear o penso (para dar uma imagem de pureza) em contacto com o viscose, forma substâncias tóxicas, nomeadamente a dioxina (outra vez a mesma...). 
Sabendo que legalmente, é proibido a presença de dioxina mas que os fabricantes não têm obrigação de escrever a composição desse tipo de produto na caixa, esses mesmos dizem ter taxas de dioxinas não detetáveis...(mas não dizem que não tem...)

Do ponto de vista higiénico, o facto do sangue estagnar no penso, em contacto com a parte intíma durante várias horas, só faz com que haja proliferação de bactérias e desencadeia maus cheiros...Alèm de ter a impressão de estarmos a usar fraldas, torna-se desagradável e incomodativo (então no verão, nem se fala!)
Além disso, ao contrário do tampão que não suja nada, o penso deixa resíduos nas partes intímas e pêlos púbicos que as vezes, um simples passar de papel higiénico não retira (nem sempre temos toalhetes connosco ou água como se estivessemos em casa!). Acumula-se então "lixo" o dia todo, mesmo trocando de penso, até a altura de chegar a casa.

Do ponto de vista ecológico, é a mesma coisa que os tampões! Deitam-se quílos de lixo todos os meses e financeiramente, gasta-me muito dinheiro ao longo dos anos...

Vamos  então comparar:



Ainda bem que existem alternativas:

O penso reutilizável : É o mesmo princípio que as fraldas reutilizáveis para os bébés, só que com um formato parecido com pensos descartáveis e em vez de deitar fora, lava-se na máquina (ou a mão) e usa-se outra vez. Isso requer vários modelos para poder aguentar o dia e a semana toda...
Aqui é mais o lado ecológico que se pode ter em conta...porque pouco difere dos pensos descartáveis ao nível de higiene.


 

O tampão 100% natural : Nem sempre é fácil de encontrar e é um bocado mais caro do que um tampão normal. Aqui também pode ver-se o lado ecológico já que o tampão é feito de 100% fibras naturais...mas ao nível higienico, vai ao mesmo que os tampões tradicionais!




 E o copo menstrual:


 

É feito em silicone medicinal e é hipoalergénico. Não contem qualquer partícula tóxica nem deixa resíduos no organismo.
Ao contrário do tampão, não seca as paredes vaginais, nao criando irritações.
É económico, higiénico e ecológico!

Éconómico: So precisas de 1 copo menstrual durante o tempo todo do periodo. Nada de gastar dinheiro em tampões, pensos etc...Só o compras uma vez e dura-te 10 anos!

Higiénico: O sangue é colectado no interior do copo e fica lá...Basta retira-lo, esvazia-lo, lava-la e reposiciona-lo, e assim várias vezes ao dia como qualquer outro método!
Evita a proliferação de bactérias, seja no penso, seja na zona púbica. Desta forma, não cria maus cheiros já que o sangue nunca está em contacto directo com a zona púbica nem os pêlos.
Não te esqueças que o sangue que sai é um sangue "limpo" (não contaminado), portanto só ao contacto do penso, tampão, suor etc...é que se torna malcheiroso (bactérias)!
Durante a noite, também podes usar a vontade! Pois, o efeito ventosa nas paredes vaginal impede o sangue de passar...podes dormir descansada!

 

No fim do periodo, lava-se, esteriliza-se e guarda-se no saquinho que vem junto até a próxima! Podes transporta-lo a vontade...

Aquela patilha (parte em que se agarra o copo para retirar) tem graduação e pode ser cortada consoante as necessidades. Pois, não temos todos o mesmo comprimento de vagina, e pode dar jeito retirar um bocado para que não saia...

- Não se sente nem se ve, o que o torna muito confortável e prático!

- Não é preciso tira-lo para fazer chichi, nem há fio que atrapalha nem que se suja...

- Não é preciso troca-lo tantas vezes como um tampão já que pode conter o dobro de um tampão clássico, não precisando de ir tantas vezes à casa de banho, só para isso!

- Com um fluxo ligeiro, pode aguentar até 12h seguidas sem problema, sem fugas...
Como já te disse, o sangue é limpo e enquanto está la dentro, não há riscos de infeções bacterianas e maus cheiros!

-Ao contrário dos tampões, podes coloca-lo antes de vir o periodo. Por exemplo, se sabes o dia em que o periodo deve chegar, podes colocar de manhã antes de ir trabalhar e deixa-lo sem problema até vir o periodo durante o dia...Assim, nao entras em stress a espera das "ditas" com medo de fugas!

-Podes aproveitar o teu duche para retira-lo, limpa-lo e voltar a coloca-lo sem problema, seja de manhã, seja a noite!

Ecológico: Não há lixo = 0 poluição

Existem várias marcas, vários tamanhos, vários formatos, várias cores...



Bem, agora vem a parte mais delicada, como se usa?!

Aqui vai um vídeo que te vai fazer entender:


Então, antes de utiliza-la pela 1ª vez, lava-se e esteriliza-se.
Depois, com as mãos lavadas, pegas nas bordas do copo e apertas ou de uma maneira (espalmas e dobras em 2) ou de outra (faz tipo uma flor ao carregar no meio de uma borda do copo) e enfia-se dentro da vagina inteiramente (não deve ficar nada de fora) mas não se deve pôr demasiado alto na vagina.
Ao inseri-lo, vai abrir e "fixar-se" as paredes da vagina. Não te preocupes porque tem pequenos buracos laterais pensados para que não haja um efeito de ventosa demasiado forte!
Para retira-lo, basta puxar devagarinho pela parte mais estreita (a patilha que acaba o copo) apertando ligeiramente para retirar o efeito de vácuo. Inclinar ligeiramente para um lado e depois para o outro (continuando com o copo vertical) para o retirar completamente. 
Passar por água ou limpar e colocar outra vez!


Falta falar do preço! 
As marcas são por exemplo lunette (vendida em Portugal : https://www.youtube.com/watch?v=KRSvF1QXH9Q), lunacopine, fleurcup, mooncup, melune...  É um investimento que se faz uma vez para 10 anos de tranquilidade.. Deves contar entre 15 e 30€.
Podes ver este link para conhecer todas as marcas e comparares :
http://www.easycup.fr/description-coupes.php


É verdade que podes achar isso complicado no início e teres que tentar várias vezes para conseguir inserir isso, mas como qualquer outra coisa, tudo se aprende!
Podes dizer adeus às cuecas da avó, ao fio pendurado, aos maus cheiros etc..

Gostaste de conhecer o copo menstrual? Espero que sim e que vais investir nele porque vale mesmo a pena!
Até breve!

.

Sem comentários:

Enviar um comentário