Traduire

sexta-feira, 11 de abril de 2014

As estrias - Porquê e como se formam?

Hoje, vou te falar de um assunto que toca a qualquer um : as estrias!



Certamente que tu também tens marcas, como cicatrizes esbranquiçadas ou avermelhadas em linha, em algumas zonas do teu corpo e nem sabes porquê nem quando chegaram...

80% das mulheres e 50% dos homens têm estrias.  

Antes de tudo, sabes o que é uma estria e como se apresenta?



Existem 2 tipos de estria, as brancas e as avermelhadas (já vamos ver a diferença...) e formam-se em zonas como a barriga e seios (nomeadamente na gravidez para a mulher), a parte superior da perna, as glúteos, a parte interna das pernas, as ancas etc...


 
Então, vamos ver como se formam...
As camadas profundas da pele (a derme) contêm fibras chamadas colagéneo e elastina (fibras elásticas). Essas fibras tem um papel de sustento para a pele, ou seja asseguram a elasticidade e a resistância da pele nas alturas de esticamento.



                           Pele sã                 Pele com estrias

As estrias são devidas à uma rotura das fibras de colagéneo e elastina na consequência de uma diminuição da atividade fibroblástica e de um estiramento demasiado rápido ou brutal da pele. 
Por exemplo, na gravidez, a zona da barriga estica imenso e repentinamento o que pode causar estrias, tais como noutras zonas do corpo que também engordam nesta altura...
Pode acontecer também num aumento repentino de peso, ou na altura da adolescência quando crescemos...

A pele tem um certo grau de elasticidade e é submetida nos casos acimos referidos a um extensão demasiada grande pelas capacidades dela em pouco tempo. Ou seja, as fibras acabam por romper e criar uma "depressão" na pele (zona mais baixa do que o nível normal da pele). Pois, a pele já não tem nessas zonas o sustento que deveria ter.
As estrias podem ser mais ou menos profundas, mas ou menos estendidas em forma de linhas ou em "Z", brancas ou avermelhadas.


Qual a diferença entre os 2 tipos?


 

As estrias brancas, são muitas vezes estrias mais antigas, cuja atividade fibroblástica já não existe nem vasos sanguineos a irriga-las, ou seja o colagéneo e a elistina não se podem regenerar. 
Essas estrias não se podem eliminar embora haja tratamentos estéticos (radiofrequência, infravermelhos, microdermabrasão...) que possam atenua-las, ou regenerando as zonas a volta da estria e por consequencia, torna-las mais fina ou "esfregando-as" para que fiquem menos profundas e mais lisas. Elas não desaparecem, só ficam menos visíveis!


As estrias avermelhadas, são estrias mais recentes e são vermelhas porque ainda existe alguma atividade por baixo, nomeadamente vasos sanguineos a irriga-las. Estas estrias ainda podem ser tratadas e podem ser eliminadas por completo com tratamentos estéticos adequados (carboxiterapia, infravermelhos, mesoterapia, radiofrequência, laser etc...). Pois, tendo vasos sanguineos a irriga-las, pode-se aumentar a atividade dos fibroblastos e "forçar" a pele a regenerar-se.
Podes também colocar todos dias um óleo de rosa mosqueta para regenera-las.

Portanto, as estrias aparecem vermelhas/roxas e depois com o tempo ficam brancas quase nacaradas...

As estrias e o sol!

Atenção!
Pode parecer que as estrias vermelhas se notam menos quando se bronzeia, mas esse efeito é de curto prazo! Pois, como qualquer cicatriz recente (- de 6 meses por exemplo), estas poderão bronzear mas depois vão ficar hiperpigmentadas quando o bronze do verão passar. Isso significa que quando voltares a tua cor natural, essas estrias vão ficar mais escuras e não vão aclarar mais...
Ao contrário das estrias vermelhas, a estrias brancas nunca bronzeiam! Aliás, quando mais a tua pele ficar bronzeada, mais se notarão as estrias (contraste mais acentuado, daí se notar mais).
A pele está rasgada e tal e qual uma cicatriz (que funciona da mesma maneira ao nível de regeneração) não bronzeia!

Conselhos:  

- Hidrata ao máximo a tua pele (verão como inverno), nomeadamente se estás grávida, o que ajudará a preveni-las! 
- Protege a tua pele dos raios UV e hidrata-a muito bem apòs um dia de praia! Existem óleos vegetais fantásticos para manter o bronze e hidratar a pele...(mas isso fica para a próxima...)
- Se estás mesmo complexada/o com as estrias, tenta um tratamento de estética que poderá atenua-las se forem brancas ou elimina-las se forem vermelhas! 
- Usa e abusa do óleo de rosa mosqueta para atenua-las, e manteiga de karité, macadamia, onagra etc... para que nunca apareçam...


Só tenho mais uma coisa a dizer : Não tenhas vergonha das tuas estrias! É uma coisa natural que acontece sem mesmo darmos por elas...Acredita que choca muito menos na praia do que uma perna cheia de celulite ou um cu mole!  (sabes, aquelas que as vezes andam a desfilar na praia e quando se viram, so se vê gelatina no rabo...)   ;)

Espero que tenhas gostado do meu artigo...
Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário